Objetivos

O Projeto Aprender em Círculo está a ser implementado no Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, pela Florescer – Associação de Educação Global, com a finalidade de desenvolver processos de mudança pedagógicos, sociais e sistémicos no contexto escolar, integrando metodologias participativas e de aprendizagem em círculo, numa abordagem prática de paz e de inovação.

O Aprender em Círculo integra práticas de valorização de todas as pessoas envolvidas na escola, construindo pontes para uma comunicação autêntica potenciadora da aprendizagem e de uma cidadania ativa e construtiva.

É crucial colocar em prática uma Educação Global que “abre os olhos e as mentes das pessoas para as realidades do mundo e despertá-las para contribuírem para um mundo com mais justiça, equidade e direitos humanos para todos”(1).

O conceito de cidadania no século XXI deve ser experienciado dentro da escola e, para que isso aconteça, é preciso valorizar o papel dos educadores com ferramentas práticas. A aposta é feita num novo prisma de governança que apoia pessoas e organizações que se auto-organizam de um modo mais eficiente e inclusivo. A utilização do consentimento e da colaboração são as bases dos processos de tomada de decisão e da comunicação no âmbito do Projeto.

Quais são os objetivos do Projeto Aprender em Círculo?

*Desenvolver práticas colaborativas e experienciais na educação;

*Capacitar agentes multiplicadores para processos de mudança na escola;

*Melhorar a participação, a comunicação e a motivação para a aprendizagem, contribuindo para melhoria do sucesso escolar;

*Promover o desenvolvimento de um ambiente escolar saudável;

*Facilitar redes de cooperação entre a comunidade escolar e a rede social local;

*Construir as bases de um sistema humanitário de democracia participativa, promovendo a igualdade de oportunidades na educação.

A equipa da Associação Florescer tem colaborado com alunos, professores, assistentes operacionais e com a direção do Agrupamento de Escolas, no sentido de desenvolver processos de aprendizagem em círculo, visando a construção de competências transversais, incluindo competências socioemocionais, que contribuam para a melhoria do sucesso académico e prevenção do abandono escolar e ajudem a colmatar as desigualdades e dificuldades sentidas pelas crianças e profissionais dos Agrupamentos. 

Este Projeto surge como uma referência de aprendizagem em círculo no contexto português, na escola pública.

O Trabalho em Círculo tem os seus fundamentos no desenvolvimento de Rodas Rítmicas (Pedagogia Waldorf), no Way of Council (2) e na Sociocracia (3), abordagens que professores desenvolvem com os alunos, com o apoio da equipa da Florescer. Constata-se que o sucesso de programas sistémicos nas escolas depende largamente do envolvimento do adulto na prática de círculo e no seu desenvolvimento pessoal. Esse é um dos pilares de inovação do Projeto. Paralelamente, a equipa de professores é apoiada a desenvolver atividades sem aulas, com acesso a roteiros de aprendizagem para estudo autónomo e trabalho de projeto.

Há vários estudos que demonstram os benefícios sócio-emocionais e académicos das práticas de Trabalho em Círculo:

*Redução de suspensões, expulsões, ações disciplinares, conflitos interpessoais, e incidentes de bullying;

*Aumento do sucesso académico;

*Ambiente escolar mais seguro, feliz e inclusivo;

*Aumento do compromisso e satisfação escolar dos estudantes;

*Maior equidade na aplicação da disciplina escolar;

*Reforço dos Activos de Desenvolvimento (Enhanced Development Assets Ⓡ, Search Institute).

O sucesso do desenvolvimento do Aprender em Círculo, ao longo de vários anos, tem possibilitado identificar e consolidar várias áreas transversais, das quais se destacam:

*Métodos de aprendizagem inovadores integrados diariamente nas escolas, do 1º ao 3º ciclos;

*Desenvolvimento de novos dispositivos pedagógicos com as equipas de professores, utilizados em sala e no exterior;

*Processos de aprendizagem práticos, integrais e participativos, com impacto na melhoria do sucesso escolar; 

*Trabalhos de projeto colaborativos e grupos de responsabilidade nas turmas envolvidas;

*Participação das crianças e jovens em processos de tomada de decisão e organização de atividades, através de conselhos de alunos e de escola;

*Desenvolvimento emocional das crianças e adultos, recorrendo a práticas de mindfulness, oficina das emoções e mentorias; 

*Melhoria do ambiente escolar com resolução e reflexão-ação de conflitos, processos de comunicação autêntica e positiva, integrando círculos da paz facilitados pelas crianças e jovens;

*Formação acreditada de professores de várias escolas do Concelho de Oeiras, com impacto nas suas práticas pedagógicas;

*Acompanhamento regular e personalizado de professores com tutorias e coaching, em equipa e individualmente;

*Acompanhamento regular e personalizado de alunos, mediante sessões de mentoria em pequenos grupos;

*Integração de estudos de investigação-ação com faculdades, investigadores e formadores, a nível nacional e internacional;

*Integração de alunos estudantes de escolas superiores de educação;

*Articulação de projetos através da dinamização da Rede de Educação do Bairro dos Navegadores.

(1) The Maastricht Declaration referência (2003). Relatório sobre a Educação para o Desenvolvimento e Educação Global em Portugal.

(2) Referências Way of Council: https://waysofcouncil.net, https://www.circleways.org, Joe Provisor, Circle Ways (2017). Becoming a Circle Ways School, Whole-School Restorative Practices + Social-Emotional Learning.  Los Angeles – USA.

(3) Referências Sociocracia: What is Sociocracy? School Circles.