Metodologias

Fotografia: Sala de alunos na Escola EB2,3S Aquilino Ribeiro antes de uma sessão de Círculo. “Ser livre não é apenas quebrar as próprias correntes, mas viver de uma maneira que respeite e aumente a liberdade dos outros.” Nelson Mandela.

“Numa escola primária do bairro, as crianças formam um conselho para criar soluções criativas e não violentas para os seus conflitos quotidianos. Os membros do conselho – alunos do quarto, quinto e sexto anos usam crachás no recreio e intervêm quando ocorrem problemas. Eles chamam um círculo quando é necessário, para que cada criança seja ouvida e uma solução seja alcançada. Uma professora senta-se com eles como testemunha, mas não interfere a menos que o processo das crianças fique parado ou eles a chamem para obter ajuda. Eles estão a aprender em círculo.” Christina Baldwin (1998). Calling the Circle – The First and Future Culture. p.6. USA.

Mediante estratégias participativas multidisciplinares a equipa do Projeto, em conjunto com os professores, técnicos e crianças/jovens, desenvolve as bases para co-criar um sistema escolar mais solidário e cooperativo.

A Associação Florescer desenvolve uma abordagem sistémica com metodologias participativas e de aprendizagem em círculo, em sala e no exterior, apoiando a equipa de professores no desenvolvimento de trabalho de estudo autónomo e de projeto, grupos de responsabilidade, tutorias-júnior, jogos lúdico-pedagógicos, oficina de emoções, rodas rítmicas, council e conselhos de alunos em sociocracia.

A equipa desenvolve formação acreditada e em contexto com professores, formação-ação de jovens líderes para a paz, tutoria-coaching de professores (individual e em grupo), capacitação de assistentes operacionais, dinamizando paralelamente a Rede de Educação no Bairro dos Navegadores e o Núcleo de Investigação e Desenvolvimento.

Metodologias Participativas de Aprendizagem, em sala e no exterior:

Núcleos de Aprendizagem

Trabalho Autónomo (Roteiros de Aprendizagem e Roteiro de Trabalho Autónomo)

Trabalhos de Projeto (Roteiro de Projeto)

Grupos de Responsabilidade (incluindo formação-ação de jovens líderes no Grupo da Paz)

Tutorias-Júnior (Apoio entre Pares)

Jogos Lúdico-Pedagógicos

Oficina de Emoções

Aprendizagem em Círculo com Rodas Rítmicas e Council

Conselhos de Alunos e de Escola em Sociocracia

Programa de Mentorias de Crianças/Jovens e Professores

……………………………………………………………………………………………………………..

A abordagem sistémica envolve diferentes vertentes de Formação-Ação e Desenvolvimento Pessoal:

I. Cursos de formação acreditada e em contexto com a equipa de professores.

II. Sessões de trabalho em sala com as crianças e jovens, integrando a equipa de professores.

III. Sessões de mentoria-tutoria-coaching com os professores, crianças e jovens das turmas envolvidas (individual e em grupo).

IV. Sessões de capacitação com assistentes operacionais.

V. Dinamização da Rede de Educação no Bairro dos Navegadores com projetos de intervenção social e parceiros locais.

VI. Núcleo de Investigação e Desenvolvimento.